Re: O Jogo "Vida" (Referencias)

Ola Prof Nicolau e
Colegas da Lista,

Cordiais saudacoes a todos !

Consideracoes Historicas sobre o Jogo Vida podem ser encontradas no Capitulo
Quatro ( Matematica e Realidade ) de :

The Mind of God
Paul  Davies
ISBN 0-671-71069-9

Uma outra referencia pode ser :

The recursive universe
Willian Poundstone
Oxford, Oxford University Press, 1985

Não sei se há traducoes para o Portugues.

Parece ser certo que os primordios do Jogo remontam a decada de 50, quando
Stanislaw Ulam e John Von Newmann trabalhavam juntos no Laboratorio Nacional
de Los Alamos, onde desenvolviam o Projeto Manhattan, da Bomba Atomica.

Nesta epoca o Jogo era praticado em um tabuleiro e, muito provavelmente, com
regras de iteracoes diferentes. Foi John Conway que em 1970 criou as regras
que hoje conhecemos e que deu ao Jogo seu nome atual : Vida. Em sintese, de
fato foi Conway que “criou” o Jogo Vida, não obstante tenha
aurido inspiracao e importantes sugestoes de outras plagas.

O objetivo de Von Newmann em descobrir a estrutura de um “Construtor
Universal”, vale dizer, uma maquina que se auto-reproduzisse, foi
coroado de exito quando ele admitiu se limitar a dimensao logica do
problema, sem entrar em detalhes de uma eventual implementacao fisica ...  O
automato de Von Newmann exige ao menos 200.000 celulas e cada celula,
diferentemente do jogo vida,pode ocupar 29 estados ( No jogo vida so há dois
estados : celula ocupada ou celula desocupada ).

Posteriormente Conway mostrou que o seu jogo vida tambem pode gerar figuras
auto-reprodutoras Em ultima analise, o que Conway fez foi mostrar que
poderia simular as portas logicas E, OU e NÃO com figuras, criando a
posteriori uma maquina de Turing. Tom Toffolil e Norman Margolus, cientistas
da area de computacao do MIT, deram o exemplo de uma porta E. Em sintese :
Um computador Fisico e real simula um automato celular que, por sua vez,
simula um computador !

John Conway acredita que as formas de vida artficial podem se tornar
conscientes... Teriamos assim formas artificialmente vivas dentro de um
computador e que seriam conscientes !

Genial !

Sera que nos sabemos tanto sobre o que e a consciencia para dizermos que a
tese de Conway não passa de um sonho de uma noite de verao ?

Um Abraco a Todos !
Um ao Prof Nicolau

Paulo Santa Rita
5,0944,31052001