RES: IME (era: "Re:dúvida")

Oi Alexandre! Bom, acabei de comentar essa questao :)) Acho que o pessoal
nao comentou pq a lista estava com problemas!
Quanto as suas observacoes, cabem alguns comentarios!
A primeira solucao que vc coloca (divulgada pelo gpi) eh essencialmente
identica a ´solucao do Poliedro´ (trocando y por f(x)). A maioria dos alunos
de ensino medio sabem ateh mais do que o que vc disse. Sabem que se vc tem
uma bijecao de A em ACR e vc coloca os dois graficos num mesmo eixo, entao
eles sao simetricos em relacao a bissetriz y=x e em particular soh podem se
encontrar sobre a reta.
Soh nao concordo que a segunda solucao esteja totalmente correta, embora a
ideia seja legal.
Nao me parece obvio, a principio, que a sequencia f(f(f( .. .f(x) ))) seja
convergente (talvez ateh seja e eu nao esteja vendo o motivo direto). De
fato, eh quase que imediato do enunciado que se a sequencia tiver sempre um
numero par de f´s, entao ela converge (de fato eh constante qdo x satisfaz a
equacao dada). Se tem um numero impar de f´s, ela tmb converge (tmb eh
constante). Falta mostrar que esses dois valores sao iguais, e isso eh mto
parecido com resolver o problema inicial.. Uma solucao feita desse jeito
esta eh www.pensi.com.br
Vc vai inclusive notar varias semelhancas entre essa e a sua penultima
solucao, pq essencialmente o problema final eh o mesmo.
A sua ultima solucao eh bastante legal. Essa foi a solucao do curso Elite,
que eu falei no ultimo email. Nao conheco esse professor que vc cita, mas se
nao me engano, essa solucao tambem foi dada em prova, por um aluno do elite.
t+
Marcio