Re: [obm-l] P e NP

On Mon, Nov 11, 2002 at 04:28:01PM -0200, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Acabo de comentar em outro e-mail. Problemas NP são exatamente
> aqueles cuja resposta pode ser verificada em tempo polinomial.
> Nem todo problema difícil é assim, claro. Estamos sempre
> falando de responder a pergunta com certeza, não de métodos
> probabilísticos. []s, N.

Falando em computadores atuais, computadores quânticos mudariam
muito o nosso poder de resolver problemas. Existe toda uma classe
QP de problemas que são quanticamente polinomiais, i.e., demoram
tempo polinomial em um computador quantico. Conjectura-se que
P esteja estritamente contido em QP que por sua vez estaria
estritamente contido em NP. Um exemplo de problema em QP mas
provavelmente não em P é o de fatorar inteiros. Por outro lado
ninguém sabe provar sequer que P e NP são diferentes então é
possível (mas improvável) que estas três classes afinal de contas
sejam iguais.

Há uma matéria boa sobre computação quântica na última Scientific American.
Vale a pena.

[]s, N.