Re: [obm-l] curvas elipticas e formas modulares

Te dou uma referência. No livro "O ÚLTIMO TEOREMA DE
FERMAT" Simon Singh, da Editora Record tem uma parte
que explica sobre isto.

Em termos históricos resumidos:
- Havia o último teorema de fermat;
- Os estudantes japoneses Yutaka Taniyama e Goro
Shimura (este último ainda vivo) conjecturaram que
para cada equação elíptica há uma forma modular
correspondente;
- Foi provado que se a conjectura dos japoneses
estivesse certa, o último teorema de fermat seria
verdadeiro.
Desta feita, Andrew Wiles na verdade foi resolver a
Conjectura Taniyama-Shimura e não o Último Teorema de
Fermat; provando um ele provou o outro.

 --- Wendel Scardua <articuno@linux.ime.usp.br>
escreveu: >

> É, acho q não era disso que ele tava falando...
> Se não me engano (e é fácil eu me enganar : )  ele
> falava
>  das funções elípticas usadas, por exemplo, na
> demonstração
>  do Teorema de Fermat... (eu nem sei direito o q
> são... mas
>  acho q eram algo do tipo Y^2 = polinômio(X,Y) )
> E funções modulares tb tinha a ver com esse teorema,
> mas
> novamente, não conheço nada de nada sobre esse
> assunto...
>
> Alguém aí tem uma informação mais, 'concreta' ?

> [...]

=====

 JOÃO CARLOS PAREDE

Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.
http://br.geocities.yahoo.com/