Re: [obm-l] z^z - mais perguntas

Um bom livro de Variável complexa, que engenheiros e matemáticos podem ler com gosto, é o do R. Churchill. Aposto que depois dessa choverão mensagens falando em livros mais "matemáticos" como o do Ahlfors.
Morgado

Jose Francisco Guimaraes Costa wrote:
015601c29102$fddd5c20$4910dcc8@jf">
> Jose Francisco Guimaraes Costa wrote:
>
> Sejam z1 e z2 dois números complexos.

> A operação z1^z2 é definida? Se for, qual sua definição?

>On Mon, Nov 18, 2002 at 10:30:40AM -0200, Augusto César Morgado wrote:
>   z1^z2 =  exp (z2 * ln z1)
>

>From : "Nicolau C. Saldanha" < nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br >
>Date : Mon, 18 Nov 2002 15:08:27 -0200
>
>A definição do Morgado é ótima mas é preciso chamar a atenção para
>o fato de ln z1 não estar tão bem definido assim. A função ln não
>pode ser definida assim
>
>ln : C - {0} -> C

> [...]

Mais perguntas:

(1) Usando a mesma linguagem segundo a qual a expressão

A = sqrt(B)

é lida como "A é igual à raiz quadrada de B", como ler a expressão

ln : C - {z in R, z <= 0} -> C   ?

(2) N diz "precisamos fazer um corte, como por exemplo ... ". Por que precisamos fazer um corte (ou por que "A função ln não pode ser definida assim: ln : C - {0} -> C") ?

(3) A afirmação "precisamos fazer um corte, como por exemplo ... e escolhas diferentes do corte produzem valores diferentes para ln z" me deixa com a idéia de que eu posso escolher o corte que me convier, o que faz com que a função "ln z" não tenha uma definição única. É isso mesmo?

(4) Faz sentido dizer que um número complexo é positivo ou negativo? Se fizer, quando ele é positivo e quando é negativo?

(5) Por favor sugiram livros onde eu possa encontrar respostas para este tipo de perguntas. Embora eu tenha estudado números complexos e trabalhado com eles - sou engenheiro eletrônico - não me lembro de ter sido exposto às definições e conceitos acima.

JF (Rio de Janeiro, iniciado na ciência da matemática pelo mesmo Prof. Morgado que iniciou o Morgado um ano depois de mim)