Re: [obm-l] Matriz Inversa

Daniel,
em principio voce deve verificar as duas coisas pois, por definiçao, X
eh a inversa de A significa
AX = XA = I .
Mas , vale o teorema: Se A eh quadrada e AX = I, entao XA=I
Logo, por causa desse teorema, basta verificar uma so das duas coisas.
A prova do teorema eh simples.
Se AX=I, det(AX) = detI,   detA . detX = 1,          detA diferente de
zero,        A eh invertivel.
Chame de B a inversa de A
AX = I ,   BAX = BI,     IX = B,   X=B
Logo, X eh a inversa de A.
Eh essencial que A seja quadrada. Se A nao for quadrada, pode ser
possivel encontrar B tal que AB=I e BA diferente de I.