Re: [obm-l] LOGARITMO NATURAL DE -1

On Tue, Nov 26, 2002 at 04:50:35PM -0300, JOÃO CARLOS PAREDE wrote:

> Folheando despreocupadamente a Enciclopédia Delta Larrouse, no vocábulo ciência, vejo um quadro com a história da evolução das ciências; entre elas Matemática.
>
> Numa passagem leio que
>
> ln (-1) = (Pi)*(unidade imaginária)
>
> Vasculhando pela internet vi outros sites que também só enunciam isto.
>
> Certa vez li que os logaritmos de números negativos existem no conjunto dos Complexos.
>
> Tentei dar uma mexida no problema, rabiscando alguma coisa e fiquei com as seguintes indagações, as quais compartilho com o grupo:
>
> 1) Como se prova que "ln (-1) = (Pi)*(unidade imaginária)"?

> [...]

Ou utilizando um outro metodo, diferente do do Caio, podemos utilizar a notacao de Euler p/ o numero complexo, e^(arg*i)
entao temos ln -1 = x
e^x = -1
-1 = cis(pi), logo e^x = e^(pi*), e como as bases sao iguais, temos que x = pi*i
foi a unica coisa que vi, nao sei quanto a ter de fazer limitacoes no log ou coisas do tipo.. alguem aih pode dar uma ajudinha??

quanto a 2. questao eu nao posso ajudar..

[]'s
--
Marcelo R Leitner <mrl@netbank.com.br>