From: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br] On Behalf Of JOÃO CARLOS PAREDE
Sent: Tuesday, November 26, 2002 11:51 AM
To: OBM
Subject: [obm-l] LOGARITMO NATURAL DE -1

Folheando despreocupadamente a Enciclopédia Delta Larrouse, no vocábulo ciência, vejo um quadro com a história da evolução das ciências; entre elas Matemática.

Numa passagem leio que

ln (-1) = (Pi)*(unidade imaginária)

Vasculhando pela internet vi outros sites que também só enunciam isto.

Certa vez li que os logaritmos de números negativos existem no conjunto dos Complexos.

Tentei dar uma mexida no problema, rabiscando alguma coisa e fiquei com as seguintes indagações, as quais compartilho com o grupo:

1) Como se prova que "ln (-1) = (Pi)*(unidade imaginária)"?

2) Com expoentes eu consigo me virar no Plano Argrand-Gauss, mas com logaritmo eu não consegui evoluir muita coisa sozinho. Como se trabalha com logaritmos e exponencias nos complexos?

JOÃO CARLOS PAREDE

Yahoo! Acesso Grátis
Internet rápida, grátis e fácil. Faça o download do discador agora mesmo.