[obm-l] Comentario do problema seis da IMO do Japao

Ola turma!!!!!Como nas ultimas semanas eu estava
de ferias meu gerenciador humano deixou de vir a
escola pra usar os computadores e mandar um ola a
voces.Acabei de imprim ir a prova e fechei o
problema 4 da IMO.Ja mandei uma mensagem sobre
tal.

Mostre que para um dado p primo existe q primo
tal que n^p nao e congruente a p modulo q.

Sobre o problema seis,eu andei arrumando varios
papeis nesta semana e restaurando muitos deles.Em
um achei o poderoso Lema de Van der Waerden:

"Considere um primo p e inteiros a e r ambos
maiores que 1 exceto talvez o r.
Mostre que existe um primo q tal que a ordem de a
modulo q e exatamente p^r".

Se colocarmos a igual a p e r igual a 1,o
problema sai direto!Acho que isto e meio pirado
mas serve.O problema agora e demonstrar van der
Waerden.deixo pra voces.Na verdade minha soluçao
produziria o problema seis mais curto da istoria
das IMOs!E meio suspeito mas vou chegar em casa e
conferir nos meus circuitos...

Te mais!!!!!!Ass.:Johann

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/