[obm-l] CPMF E MATEMÁTICA FINANCEIRA

Para cada capital movimentado por meio bancário, é debitado da conta corrente da pessoa que move a quantia 0,38% para a CPMF.
Falando de valores como salário mínimo a quantia recolhida é de R$ 0,91.

Porém ouvi um relato de uma pessoa que vendeu um bem por R$ 50.000,00 depositado na conta corrente. Quanto ele foi sacar o dinheiro para a aquisição de outro bem notou que havia "perdido" R$ 190,00 devido ao imposto.

Em Matemática Financeira, é considerado no fluxo de caixa de parcelamento de dívida, a Contribuição Provisória (quase permanente) sobre Movimentação Financeira?

Uma outra curiosidade que eu tenho, que não sei se alguém na lista saberia, é a quantia de capital sobre qual incide CPMF diaramente no Brasil para se ter uma idéia da arrecadação.

JOÃO CARLOS PAREDE

P.S.: Acompanhei atrasado a nova "intervenção" quase esquizofrênica do J.Paulo e vi que ele falou algo de utilidade e chegou a citar algo sobre porcentagem e validade do ensino de matemática para quem vai ser filósofo, psicólogo, etc. Sou caixa de banco e vocês não imaginam o quanto é difícil explicar para as pessoas o que significa 0,38% de um valor (no caso o que está sendo sacado). Inclusive para pessoas com formação superior (claro que não na área de exatas). Quer justificativa maior para ensino de matemática do que isto?

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.