Re: [obm-l] Log-Integral e Numeros Primos

Oi, pessoal:

Lendo mais sobre a Hipotese de Riemann, eu descobri que ela é equivalente à
afirmativa:
Pi(n) = Li(n) + O(raiz(n)*ln(n)).
(um dos meus objetivos é entender o que isso tem a ver com os zeros da
função zeta - aliás, uma curiosidade: o matemático que demonstrou esta
relação for o Helmut von Koch - o mesmo da curva de Koch (floco de neve
fractal))

Assim, se X(n) abaixo for limitada, então a HR (de fato, um resultado muito
mais forte) estará demonstrada.

Logo, é certo que ninguém (nem na lista nem fora dela) sabe a resposta da
pergunta abaixo.

A primeira vista, pode parecer estranho que mesmo que lim Pi(n)/Li(n) = 1 e
que X(n) mude de sinal infinitas vezes, X(n) possa ser ilimitada, mas o
seguinte exemplo ilustra este fenomeno:

Considere:
Y(n) = n^2 + n*sen(n)
Z(n) = n^2

Temos lim Y(n)/Z(n) = 1 e Y(n) - Z(n) = n*sen(n) muda de sinal infinitas
vezes.
No entanto, Y(n) - Z(n) é claramente ilimitada.

Um abraço,