[obm-l] =?Windows-1252?Q?ENQUETE_-_BELEZA_MATEM=C1TICA?=

Title: Help
Caros colegas:

Aqui vai a minha lista. Acredito que se tivesse encontrado os resultados lá mencionados durante o meu 2o. grau, talvez tivesse decidido cursar matemática e não engenharia, como acabei fazendo.

1. O princípio das Casas de Pombos,
não pelo princípio em si, que é altamente intuitivo, mas pelas consequências surpreendentes:
i) Em todo grupo de 6 pessoas, existem 3 que se conhecem mutuamente ou 3 que se desconhecem mutuamente - este é o ponto de partida pra teoria de Ramsey, que ainda tem inúmeros problemas em aberto;
ii) Se um paciente tem que tomar 48 pílulas em 30 dias, sendo que ele toma pelo menos uma pílula por dia, então existe uma sequência de dias consecutivos nos quais ele toma exatamente 11 pílulas - este problema não-trivial foi o que chamou a minha atenção para o PCP;
iii) Toda sequência de números reais possui uma subsequência monótona - uma bela aplicação à Análise;
iv) Se a é irracional, então o conjunto A = {m + n*a; m, n inteiros} é denso em R - resultado interessante por si só, mas que é o "pulo do gato" pra se provar o inusitado
v) Dada uma sequência qualquer de algarismos, existe uma potência de 2 cuja representação decimal começa com aquela sequência.

2. O teorema de Bezout: "Se a e b são dois inteiros quaisquer, então mdc(a,b) é o menor inteiro positivo que pode ser expresso na forma a*x + b*y, com x e y inteiros",
por ser uma das primeiras aplicações não-triviais do axioma da Boa Ordenação e ser usado pra provar que:
i) Se a e b são inteiros primos entre si e se a divide b*c (c inteiro), então a divide c;
ii) Se p é primo, então cada inteiro primo com p tem um inverso (mod p);
Estes dois resultados, por sua vez, são usados pra provar:
iii) O pequeno teorema de Fermat;
iv) O teorema de Wilson;
Os quais, juntamente com o PCP, provam o sensacional:

3. Todo primo da forma 4k+1 é soma de dois quadrados.
Sem comentários. Se isso não é bonito, então o que é?

4. N é perfeito par  ==>  N = 2^(p-1)*(2^p - 1), onde 2^p - 1 é primo,
pela sacada simples mas brilhante de Euler. Como é que os gregos não viram essa?

5. O caso n = 4 do Último Teorema de Fermat,
por ser um belo exemplo de aplicação da "descida infinita" (uma variante do axioma da Boa Ordenação) e por pressupor um conhecimento da bela teoria sobre os ternos Pitagóricos.

6. Postulado de Bertrand: "Se x > 1, então existe (pelo menos) um primo entre x e 2x",
por ser inusitado, e ter uma demonstraçao que, apesar de meio longa, é muito engenhosa e totalmente elementar.

7. Teoremas sobre cardinalidade de conjuntos infinitos, tais como:
card(N) = card(Q),
card(N) < card(R),
card(R) = card(R^2),
card(X) < card(Partes(X)), onde X é um conjunto qualquer,
card(Partes(N)) = card(R),
por serem surpreendentes para quem os vê pela primeira vez e pela engenhosidade das demonstrações, especialmente o método da diagonal.

8. A existência e unicidade dos 5 poliedros regulares,
não só pela beleza mas pela importância histórica, pois foi o teorema que Euclides escolheu pra encerrar os seus Elementos.

9. A desigualdade do rearranjo,
pela demonstração essencialmente combinatória, por não se aplicar apenas a números positivos, e por implicar numa série de outras desigualdades, inclusive a das médias geométrica e aritmética (apesar de existirem demonstrações mais simples desta última).

10. A desigualdade isoperimétrica,
pela beleza do encadeamento lógico - passo a passo - da demonstração.

*****

Pro Frederico: Sobre o TNP, eu também acho a relação entre primos e logaritmos altamente surpreendente, mas os pré-requisitos para que um aluno normal de 2o. grau entenda quão especiais são os logaritmos naturais e o número "e" talvez sejam pesados demais. Assim, eu achei melhor não incluir nem mesmo as desigualdades de Chebichev envolvendo n/ln(n).

Por outro lado, um que quase incluí foi o fato de que a série dos recíprocos dos primos é divergente.

Também fiquei muito tentado a incluir os interessantíssimos teoremas de Desargues e Pappus da geometria projetiva, mas no fundo eu gosto mais de álgebra e teoria dos números...

Um abraço,
Claudio.