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Re: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!



Este e o caso com duas pilhas.
O caso com mais pilhas(como a que eu fiz) pode ser
resolvido de várias maneiras(alem da minha).
Mas mesmo assim, este caso de "duas pilhas" nao tem
tanta graça, e a estratégia é justamenyte a que o
Ponce falou (manter as pilhas iguais).
Mas mesmo assim, é um problema interessante...


--- Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@yahoo.com.br>
escreveu:

> Olá Chicao e Johann,
> parece-me que um jogador pode tirar pedras de
> qualquer
> pilha, e que a estratégia é tentar sempre deixar as
> pilhas com mesmo número de pedras.
> Assim, se ninguém vacilar, o segundo jogador sempre
> ganha: basta "repetir" a jogada do primeiro,
> invertendo a pilha escolhida.
> []'s
> Rogerio Ponce.
> 
> 
> --- Chicao Valadares <chicaovaladares@yahoo.com.br>
> escreveu:
> 
> > a estrategia que sempre ganha eh vc ser o segundo
> > jogador e tirar uma pedra de cada vez..... 
> > 
> > 
> > 
> > --- Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
> > <peterdirichlet2003@yahoo.com.br> escreveu:
> > 
> > > Bem, neste tipo de proposicao, quando se fala em
> > > estrategia vencedora, ela deve valer para todos
> os
> > > casos, e nao para "os casos de vacilo" do
> > > adversario.
> > > 
> > > 
> > > Mas enfim...
> > >  Há uma estrategia que vale em todos os casos de
> > > pilhas de pedras.
> > > Vamos colocar um caso diferente deste:
> > > as pilhas tem 1,2,3,4,5,6,7.
> > > 
> > > Ou, como todo bom computeiro, podemos escrever
> > estes
> > > valores em binario:
> > > 
> > > 001
> > > 010
> > > 011
> > > 100
> > > 101
> > > 110
> > > 111
> > > 
> > > Agora vamos somá-las, de uma maneira nem um
> pouco
> > > convencional:
> > > 
> > > 001
> > > 010
> > > 011
> > > 100
> > > 101
> > > 110
> > > 111
> > > ***+
> > >    444
> > > 
> > > Veja que todas as somas deram pares. Com isto, a
> > > pessoa que jogar agora perdeu o jogo(isso se
> você
> > e
> > > o
> > > seu adversario nao vacilarem, como eu estou
> > > supondo).
> > > 
> > > Suponha que você, na sua vez de jogar, ciente
> > deste
> > > fato fatídico, tira 3 pedras do montinho de 7. 
> > > Agora temos esta distribuicao:
> > > 
> > > 
> > > 001
> > > 010
> > > 011
> > > 100
> > > 101
> > > 110
> > > 010
> > > ***+
> > >     343
> > > 
> > > Como o 3 e o outro 3 (ensanduichando o 4) sao
> > > impares,
> > > a ideia sera transforma-los em numeros pares,
> para
> > > assim te manter no desespero, hahaha!
> > > Que tal tirar 101? De fato, 
> > > 
> > > 343
> > > 101
> > > ***-
> > >     242
> > > 
> > > Agora e so encontrar de onde tirar 101(ou 5,
> > > interprte
> > > como quiser).
> > > Fácil: 
> > > 
> > > 001
> > > 010
> > > 011
> > > 100
> > > 101 -- Esvazie essa!
> > > 110
> > > 010
> > > 
> > > Veja que a subtracao tambem nao e convencional
> :P
> > > Aí teremos algo como
> > > 
> > > 001
> > > 010
> > > 010
> > > 011
> > > 100
> > > 110
> > > ***+
> > >    242
> > > 
> > > E assim vai. Com esta estrategia voce estara
> > fadado
> > > a
> > > perdiçao, hahahaha(risadas mais malignas
> aqui...).
> > > 
> > > Mas aplicando neste caso (7,7), da o que voce
> > disse:
> > > sempre tirar para deixar os montes iguais.
> > >  
> > > 
> > > --- Chicao Valadares
> > <chicaovaladares@yahoo.com.br>
> > > escreveu:
> > > 
> > > > > Existem duas pilhas com 7 pedras cada. Na
> sua
> > > vez,
> > > > > um jogador pode retirar 
> > > > > quantas pedras ele quiser, mas somente de
> uma
> > > das
> > > > > pilhas. O perdedor é o 
> > > > > jogador que não puder jogar. Quem tem a
> > > estratégia
> > > > > vencedora?
> > > > 
> > > > - Note que, se em um momento qualquer de uma
> > nova
> > > > rodada  o jogador X tiver mais pedras que o
> > > jogador
> > > > Y,
> > > > basta o jogador X tirar uma pedra de cada vez
> e
> > > vice
> > > > versa.Ou seja , espera-se o vacilo de outro
> > > jogador
> > > > tirando mais d euma pedra.
> > > > 
> > > > - Sabendo-se disso entao o jogador X e o
> jogador
> > Y
> > > > resolvem tirar uma pedra de cada vez(jogador x
> > > > sempre
> > > > comeca jogando em uma rodada).Sendo assim ,
> > sempre
> > > o
> > > > jogador Y ganha, pois na vez do jogador X ele
> > nao
> > > > tera
> > > > mais pedras pra jogar.
> > > > 
> > > > Enfim basta ser o segundo jogador e sempre
> tirar
> > > uma
> > > > pedra de cada vez pra sempre ganhar.
> > > > 
> > > > Sendo o primeiro a jogar, vai depender das
> > > > circunstancias do jogo.  
> 
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