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Re: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!



eu imaginei que vc soh pudesse tirar de uma mesma
pilha do começo ao fim....se for diferente, fica o que
Ponce disse.


--- Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
<peterdirichlet2003@yahoo.com.br> escreveu:

> Este e o caso com duas pilhas.
> O caso com mais pilhas(como a que eu fiz) pode ser
> resolvido de várias maneiras(alem da minha).
> Mas mesmo assim, este caso de "duas pilhas" nao tem
> tanta graça, e a estratégia é justamenyte a que o
> Ponce falou (manter as pilhas iguais).
> Mas mesmo assim, é um problema interessante...
> 
> 
> --- Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@yahoo.com.br>
> escreveu:
> 
> > Olá Chicao e Johann,
> > parece-me que um jogador pode tirar pedras de
> > qualquer
> > pilha, e que a estratégia é tentar sempre deixar
> as
> > pilhas com mesmo número de pedras.
> > Assim, se ninguém vacilar, o segundo jogador
> sempre
> > ganha: basta "repetir" a jogada do primeiro,
> > invertendo a pilha escolhida.
> > []'s
> > Rogerio Ponce.
> > 
> > 
> > --- Chicao Valadares
> <chicaovaladares@yahoo.com.br>
> > escreveu:
> > 
> > > a estrategia que sempre ganha eh vc ser o
> segundo
> > > jogador e tirar uma pedra de cada vez..... 
> > > 
> > > 
> > > 
> > > --- Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
> > > <peterdirichlet2003@yahoo.com.br> escreveu:
> > > 
> > > > Bem, neste tipo de proposicao, quando se fala
> em
> > > > estrategia vencedora, ela deve valer para
> todos
> > os
> > > > casos, e nao para "os casos de vacilo" do
> > > > adversario.
> > > > 
> > > > 
> > > > Mas enfim...
> > > >  Há uma estrategia que vale em todos os casos
> de
> > > > pilhas de pedras.
> > > > Vamos colocar um caso diferente deste:
> > > > as pilhas tem 1,2,3,4,5,6,7.
> > > > 
> > > > Ou, como todo bom computeiro, podemos escrever
> > > estes
> > > > valores em binario:
> > > > 
> > > > 001
> > > > 010
> > > > 011
> > > > 100
> > > > 101
> > > > 110
> > > > 111
> > > > 
> > > > Agora vamos somá-las, de uma maneira nem um
> > pouco
> > > > convencional:
> > > > 
> > > > 001
> > > > 010
> > > > 011
> > > > 100
> > > > 101
> > > > 110
> > > > 111
> > > > ***+
> > > >    444
> > > > 
> > > > Veja que todas as somas deram pares. Com isto,
> a
> > > > pessoa que jogar agora perdeu o jogo(isso se
> > você
> > > e
> > > > o
> > > > seu adversario nao vacilarem, como eu estou
> > > > supondo).
> > > > 
> > > > Suponha que você, na sua vez de jogar, ciente
> > > deste
> > > > fato fatídico, tira 3 pedras do montinho de 7.
> 
> > > > Agora temos esta distribuicao:
> > > > 
> > > > 
> > > > 001
> > > > 010
> > > > 011
> > > > 100
> > > > 101
> > > > 110
> > > > 010
> > > > ***+
> > > >     343
> > > > 
> > > > Como o 3 e o outro 3 (ensanduichando o 4) sao
> > > > impares,
> > > > a ideia sera transforma-los em numeros pares,
> > para
> > > > assim te manter no desespero, hahaha!
> > > > Que tal tirar 101? De fato, 
> > > > 
> > > > 343
> > > > 101
> > > > ***-
> > > >     242
> > > > 
> > > > Agora e so encontrar de onde tirar 101(ou 5,
> > > > interprte
> > > > como quiser).
> > > > Fácil: 
> > > > 
> > > > 001
> > > > 010
> > > > 011
> > > > 100
> > > > 101 -- Esvazie essa!
> > > > 110
> > > > 010
> > > > 
> > > > Veja que a subtracao tambem nao e convencional
> > :P
> > > > Aí teremos algo como
> > > > 
> > > > 001
> > > > 010
> > > > 010
> > > > 011
> > > > 100
> > > > 110
> > > > ***+
> > > >    242
> > > > 
> > > > E assim vai. Com esta estrategia voce estara
> > > fadado
> > > > a
> > > > perdiçao, hahahaha(risadas mais malignas
> > aqui...).
> > > > 
> > > > Mas aplicando neste caso (7,7), da o que voce
> > > disse:
> > > > sempre tirar para deixar os montes iguais.
> > > >  
> > > > 
> > > > --- Chicao Valadares
> > > <chicaovaladares@yahoo.com.br>
> > > > escreveu:
> > > > 
> > > > > > Existem duas pilhas com 7 pedras cada. Na
> > sua
> > > > vez,
> > > > > > um jogador pode retirar 
> > > > > > quantas pedras ele quiser, mas somente de
> > uma
> > > > das
> > > > > > pilhas. O perdedor é o 
> > > > > > jogador que não puder jogar. Quem tem a
> > > > estratégia
> > > > > > vencedora?
> > > > > 
> > > > > - Note que, se em um momento qualquer de uma
> > > nova
> > > > > rodada  o jogador X tiver mais pedras que o
> > > > jogador
> > > > > Y,
> > > > > basta o jogador X tirar uma pedra de cada
> vez
> > e
> > > > vice
> > > > > versa.Ou seja , espera-se o vacilo de outro
> > > > jogador
> > > > > tirando mais d euma pedra.
> > > > > 
> > > > > - Sabendo-se disso entao o jogador X e o
> > jogador
> > > Y
> > > > > resolvem tirar uma pedra de cada vez(jogador
> x
> > > > > sempre
> > > > > comeca jogando em uma rodada).Sendo assim ,
> > > sempre
> > > > o
> > > > > jogador Y ganha, pois na vez do jogador X
> ele
> > > nao
> > > > > tera
> > > > > mais pedras pra jogar.
> > > > > 
> > > > > Enfim basta ser o segundo jogador e sempre
> 
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"O Binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso... "
Fernando Pessoa - Poesias de Alvaro Campos

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