RES: [obm-l] sequencia sem subseq. convergentes

Oi Bernardo, esta sua solucao eh ainda mais legal do que a que eu consegui
dar uma vez (depois que me deram uma porcao de sugestoes...). Eh na linha da
sua, mas eu me restringi aaa integral de Riemann.

Se alguma subsequencia (sen(n_k*x) de (sen(n*x)) convergisse em [0, 2*pi],
entao o criterio de Cauchy implicaria que lim (sen(n_(k+1)* x - sen(n_k* x)
= 0 para todo x de [0, 2*pi]. Logo, pensando tambem em quadrados, teriamos
que lim ((sen(n_(k+1)* x) - sen(n_k* x)^2)) = 0. Pelo teorema da
Convergencia Dominada, aplicado ao caso de Riemann, teriamos entao que lim
Int (0 a 2*pi) (sen(n_(k+1)* x) - sen(n_k* x)^2)dx = Int (0 a 2pi) 0 dx = 0.

Mas, com algum trabalho, podemos verificar que, para todo k, Int (0 a 2*pi)
(sen(n_(k+1)* x) - sen(n_k* x))^2 = 2*pi. Para concluir isto, basta fazer
algumas substituicoes trigonometricas, eh um pouco trabalhoso mas facil.
Assim, a subsequencia das integrais eh constante e converge trivialmente
para 2*pi, contrariando a conclusao anterior de que tem que convergir para
0. Logo (sen(n*x) nao pode ter nenhuma subsequencia que convirja em [0,
2*pi].

Artur