[obm-l] Dois Problemas Russos

Ola Pessoal,

Seguem dois problemas traduzidos das Olimpiadas Russas :

PROBLEMA 1) Seja P(X) um polinomio com coeficientes inteiros e para todo
numero natural N seja An a SOMA DOS DIGITOS de P(N). Prove que na sequencia
A1, A2, A3, ... ha um numero que se repete infinitas vezes.

PROBLEMA 2) Dados os numeros reais A1, A2, ..., An, B1, B2, ..., Bn e os
números reais positivos P1, P2, ..., Pn, Q1, Q2, ..., Qn. Com estes numeros
construimos uma matriz N x N onde na posicao (i,k) colocamos o número :

(Ai + Bk ) / (Pi + Qk)

Prove que existe um numero na matriz que construimos ( "NUMERO SELA" ) com a
seguinte propriedade : ele nao e menor que qualquer outro de sua linha e nao
e maior que qualquer outro de sua coluna.

OBS1 : Apesar de nao ser possivel fazer um paralelo rigoroso entre o ensino
russo e o nosso, eu diria que estas questoes poderiam ser propostas nas
nossas Olimpiadas para a 7/8 series. Evidentemente que nao se pode usar
Calculo Diferencial na solucao.

OBS2 : A traducao e minha. Qualquer erro e de minha inteira
responsabilidade. Qualquer duvida e so ler diretamente do idioma eslavo.

Mais problemas russos em :

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
3,1100,111005

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador