Re: [obm-l] Probabilidade

On Mon, Oct 17, 2005 at 07:39:00PM -0300, cfgauss77 wrote:

> Num programa em que são sorteados prêmios tem-se 3 portas: uma com tesouro e
> duas com monstros. Você escolhe 1 das portas, mas não a abre. O apresentador
> do programa, para ajudá-lo, abre uma das outras portas (sem ser a de sua
> escolha) e desta sai um monstro. Pergunta-se, vale a pena trocar de porta???

Este problema já foi muito discutido em muito lugares, nesta lista inclusive.
Em geral é formulado com bodes em vez de monstros e um carro em vez de um
tesouro. Este problema é baseado em um show americano, o apresentador
chamava-se Monty Hall. O problema ficou especialmente famoso (infame?)
depois que Marilyn Vos Savant, uma mulher com um QI supostamente altíssimo,
respondeu a mesma pergunta que você fez na coluna dela na revista Parade.
A resposta dela estava perfeitamente correta, mas por alguma razão muita
gente (incluindo alguns matemáticos profissionais) acharam que estava tudo
errado e escreveram várias cartas para a revista, algumas muito grosseiras.
Se você procurar por "Monty Hall" e "Savant" no google você poderá ler
um monte de coisa sobre este episódio, incluindo os textos originais
da Marilyn e algumas das respostas. Você também pode querer ler o meu artigo
na Eureka #1, "Como perder amigos e enganar pessoas":
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/bom.pdf

Btw, a resposta correta é SIM, vale a pena trocar. Se você trocar
a probabilidade de ganhar é 2/3.

[]s, N.