Re: [obm-l] Ensino de matematica

Por mais que alguns possam me considerar politicamente incorreto, não tenho a
menor dúvida que a resposta é que "quem é bom, já vem do ovo". Não estou
dizendo que é impossível "aprender" matemática, muito pelo contrário, é isso
que faz alguns países terem qualidade na "matemática escolar", usando seus
termos, e é óbvio que alguém com talento mas sem boas condições de estudo não
irá desenvolver plenamente seu potencial. Mas o que faz um campeão de olimpíada
é mais que esforço, é dom puro. É claro que todos os países têm jovens capazes,
mas fatores como subnutrição ou simplesmente a falta de estrutura de estudo
impedem o surgimento desses talentos. Graças ao trabalho dos matemáticos do
Brasil, boa parte dos nossos talentos têm sido bem aproveitada.

Leonardo Maia