Re:RES: [obm-l] Probabilidade

Este seu problema do sal me lembra uma história, quase que certamente fictícia, mas mesmo assim engraçada. Há tempos, no programa do Sílvio Santos, este escolheu uma senhora da platéia e fez a ela uma pergunta valendo mil reais (ou o equivalente em dinheiro da época). A pergunta era:
"Qual a substância química cuja fórmula é NaCl?"
Ela não soube responder de cara e o Sílvio deu a seguinte pista:
"É um pó e é branco."
Ainda assim, nada.
Como o Sílvio estava com boa vontade naquele dia, ele deu mais uma dica:
"É o que o seu marido coloca nos ovos todos os dias de manhã."
Daí ela não titubeou:
"Ah, Sílvio! Já sei! É talco!"...

Desculpem o off-topic e a infâmia, mas eu não resisti.

E pra não ficar totalmente fora da lei, aqui vai um de função:

Sejam I um intervalo aberto de R, c um real em [0,1) e g: I -> R tal que:
|g(x) - g(y)| <= c|x - y| para quaisquer x e y em I.
Seja f: I -> R dada por f(x) = x + g(x).

a) Prove que f é uma bijeção entre I e J = f(I) = intervalo aberto de R.

b) Prove que se g é continuamente diferenciável, então f é um difeomorfismo (bijeção diferenciável com inversa diferenciável) entre I e J.

c) Prove que se I = R, então J = R.

[]s,
Claudio.

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br