Re: [obm-l] FÍSICA CONCEITUAL!

Bom dia Jorge e colegas da lista!

Acabei de acordar, mas ja' estou PASMADO com o
comentario abaixo!

 --- Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis escreveu:

> PASMEM! Todos, pois com relação à barcaça de rio,
> carregada com cascalho, me
> parece que a resposta foi precipitada diante da
> maior "pegadinha física" da
> história da ciência.

Se eu nao perdi alguma coisa, a unica resposta na
lista foi dada corretamente pelo Claudio, e acompanha
o senso comum: basta adicionar cascalho 'a barcaca
para que ela passe por baixo da ponte.

Relembrando, o enunciado original era:
"Uma barcaça de rio, carregada com cascalho,
aproxima-se de uma ponte baixa, sob a qual não pode
passar. Dever-se-ia remover ou adicionar cascalho à
barcaça?"

Dessa forma, pelo fato de estarmos num rio, a adicao
ou subtracao de cascalho 'a barca ou ao rio nao altera
o nivel da agua no rio. Basta adicionar cascalho 'a
barcaca para que ela passe sob a ponte. Ponto p/ o
Claudio.

Mas, mesmo que estivessemos em um "canal de navegacao"
fechado (nenhum exagero imaginarmos que a densidade
relativa do cascalho seja 1.6, e que tal canal tenha
pelo menos 5 vezes o comprimento da barca, certo?),
ainda assim, a adicao de cascalho 'a barcaca seria a
solucao correta:

Quando a pilha de cascalho aumenta de 1m , o casco
afunda de 1.6m , e o nivel da agua no canal sobe de
1.6m/5 (ou menos), ou seja, o topo da pilha desce
28cm. E nem precisamos supor que o cascalho seria
retirado do fundo do canal.

Nao entendi que pegadinha foi essa.

[]'s
Rogerio Ponce.