Re: [obm-l] Probabilidade

a) Há 8! = 8.7.6.5.4.3.2 formas de se fazer filas com os jogadores.
Suponha que os jogos são entre o primeiro e o segundo, o terceiro e o
quarto, o quinto e o sexto, o sétimo e o oitavo.
Há 24 (ordem dos grupos) * 2^4 (ordem dos jogadores no grupo) filas
que geram os mesmos confrontos.
Assim, a primeira rodada pode ser feita de 8.7.6.5.4.3.2/6.4.2.2.2.2 =
7.5.3 = 105 formas.

b) A B C D. Cada um deve jogar com um de E,F,G,H. Para distribuir
E,F,G,H com cada um, há 4.3.2 = 24 possibilidades. A probabilidade é
24/105 = 8/35

c) Há 105 - 24 = 81 formas de haver confrontos entre pelo menos um par
de amigos.
A,B se enfrentam em 15 dessas possibilidades (mesma dedução para
cálculo com 6 jogadores em 3 grupos de dois).
Assim a resposta é 15/81 = 5/27

Certo?