[obm-l] REVISTA FICTÍCIA!

Ok! Diogo. Quanto ao avançadíssimo artigo, me parece que li no livro de
microeconomia - McConnell & Brue, mas prometo averiguar, pois no momento me
foge à imaginação, falhas genéticas, alheio ao meu intento. Agora, quanto à
conceituada revista, é apenas fruto da minha imaginação para prender a
atenção dos nobres colegas devido o assunto, digamos "off". Vale salientar
que a adesão de mais um economista à lista, é louvável quanto à "média
intelectual". Gostaria de brindar com o "colega de beca" alguns tópicos já
discutidos na lista sob os títulos "Pensando como um economista", "Um
paradoxo econômico", etc...,

Considere uma cidade em que, inicialmente, só tenha sido permitida a
operação de um posto de gasolina. A cidade decidiu, então, afrouxar as
restrições à abertura de novos postos, o que fez surgir, para algumas pesoas
desempregadas, a esperança de criação de novos postos de trabalho. O único
posto da cidade vendia cerca de 20000 galões de gasolina por hora, enquanto
um posto de gasolina típico atinge a porção horizontal de sua curva de custo
médio a partir de 5000 galões por hora. Assim a expectativa era de que
fossem ser abertas três vagas de gerente de posto, uma vez que a cidade não
tardaria a ter quatro postos em funcionamento. Contudo, serão criados cinco
novos postos em vez de três. Como resolver este enigma? Qual a lógica por
trás desse resultado?

A propósito, do ponto de vista dos consumidores, o que melhor, uma tarifa ou
uma quota?

Espero não ter fugido do perfil da lista, até porque trata-se da matemática
no nosso dia-a-dia...

Abraços e Paciência!

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador