Re: [obm-l] CORDA FOCAL MÍNIMA (elipse e parábola)

    Prezado Denisson

    Gostaria muito de entender tua solução poquê, logo
abaixo, estou postando meus "rabiscos" que parecem não
serem tão elegantes e sucintos quanto o que vc.
apresenta; mas sinceramente nem entendí se é uma
elipse
nem, p.e., como AF pode ser perpendicular ao eixo se
tanto A quanto F estão no eixo? Seriam A e B pontos da
curva em vez de do eixo? Mas como ficam os tais
triângulos congruentes?

    Bem, respiremos fundo, que lá vai minha proposta.
    Consideremos a elipse centrada na origem do
sistema de cooredenadas, com semi-eixo maior, a,
paralelo ao eixo dos x, semi eixo menor b e  c =
sqrt(a^2-b^2) a semi distância focal, sendo F(c,0),
F'(-c,0)os focos e P(x,y) um ponto genérico na curva.
     Aplicando a lei dos cossenoas ao triângulo FPF' e
 a propriedade PF+PF'=2a, não é dificil chegar a

     PF = b^2/(a+c*cos t) onde t é o angulo que PF faz
com o eixo dos x.

    O complemento da corda, PF' tem sua expressão
modificada apenas pelo ângulo t-pi em lugar de t ou

trocando o sinal de cos t:

     P'F = b^2/(a-c*cost),

    Somando temos o comprimento da corda focal:

     PP'=2b^2/(a^2-c^2*(cos t)^2)

     que assume um mínimo quando (cos t)^2=0 for
mínimo, i.e., t=pi/2.

    Mas, por favor, explique seu raciocínio.

     []s

    Wilner

Instale o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com/