Re: [obm-l] CORDA FOCAL MÍNIMA (elipse e parábola)

Prezado Eduardo,

Eu comecei dizendo "aparentemente o que..." pq a pergunta dele não me foi muito clara, então eu dei minha interpretação, que, bom, segundo seus "rabiscos" parece estar errada... Mas só queria salientar que uma elipse tem dois eixos, não?
O primeiro eixo, comumente chamado de eixo maior é a reta que passa pelos focos,  e o outro eixo (menor) foi implicitamente usado como a perpendicular levantada sobre o meio da reta que une os focos. Portando  F não necessariamente está sobre o eixo, mas sim em um dos eixos... E então minha resposta até que faz um certo sentido... Então reescrevo o que eu mandei na mensagem anterior, com um pouco mais de clareza (embora talvez não de correção);

Axioma 1: A menor distância entre dois pontos é uma reta.

Seja F o foco, A e B pontos do eixo menor tais que AF é uma perpendicular ao eixo e BF qualquer oblíqua. Prolongue o segmento AF até um ponto A' tal que AF = AA'.   Depois ligue BA'. Perceba que formamos dois triângulos congruentes, então A'B = BF. Note também que segundo o nosso axioma A'F < A'BF -> A'A + AF < A'B + BF -> 2*AF <  2*BF e portanto AF<BF.

Ah, se a resposta contiver mais algum erro, queira informar, pq como disponho de pouco tempo, não tenho tempo de revisar minhas respostas

Bem, eh isso, obrigado pelos elogios:
Abçs, mantenha contato...
Denisson