Re: [obm-l] RACIOCINIO SOLIDARIO!

On Thu, Nov 17, 2005 at 11:17:12AM +0000, Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis wrote:
> ...continuando nosso raciocínio, vamos aos problemas que ainda continuam
> em aberto...
>
> Num hipotético planeta habitado pelas galinhas de penacho, cada galinha,
> embora inteligente e observadora, enxergava o penacho das outras, menos o
> seu. Se, um dia uma das galinhas tivesse certeza de que seu penacho fora
> cortado, suicidar-se-ia naquela mesma noite. Elas não se comunicavam entre
> si. Uma noite, os gansos do planeta vizinho, sorrateiramente cortaram o
> penacho de algumas das galinhas enquanto elas dormiam. Na manhã seguinte,
> [...]

Os dois problemas são basicamente o mesmo, não?
Também já vi uma versão em que eram gaivotas doentes,
outra em que eram pessoas com a cara suja e ouvi falar
(mas nunca achei) que a primeira versão era sobre maridos
canibais que cozinhavam e comiam as esposas infiéis.

O segundo já foi discutido numa Eureka e, se não muito me engano,
nesta lista. As diferenças que me ocorrem de memória entre este e-mail
e o problema como saiu na Eureka é o número de maridos infiéis
(acho que eram 365) e as aspas ao redor da palavra "menos",
que, a meu ver, não fazem sentido.

Já tive uma longa discussão por e-mail com um interlocutor
(que prefiro não nomear) que estava convencido de que a solução "clássica"
estava errada; posso mandar a explicação que escrevi para ele para a lista.

[]s, N.