[obm-l] Craque em Financeira

Olá pessoal, boa tarde.

Estou com dúvidas em duas questões de Matemática Financeira (já tentei resolver e encontrei respostas entretanto tenho uma grande desconfiança que as resoluções estão erradas).

Peço que se alguém puder dar uma mãozinha, me ajude por favor nestas duas.

1-)Uma empresa tem atualmente a seguinte dívida junto a uma instituição financeira: R$ 12.000,00, R$ 16.000,00, R$ 21.000,00, R$ 30.000,00 e R$ 50.000,00 vencíveis sucessivamente ao final dos próximos 5 bimestres. Esta dívida foi contraída pagando uma taxa de juro nominal de 12 % ao ano. A empresa está negociando o refinanciamento desta dívida em dez prestações mensais, iguais e sucessivas, vencendo a primeira em um mês. A instituição financeira está exigindo uma taxa de juro nominal de 36 % ao ano para aceitar o negócio. Determinar o valor de cada pagamento mensal.

2-)Uma concessionária financia um carro no valor de R$ 41.156,44, sem entrada, para pagamento em dezoito prestações mensais sucessivas vencendo a primeira em 30 dias, sendo nove de R$ 3.000,00 e nove de x reais, pagas alternadamente, ou seja, ,00 em 30 dias, x reais em sessenta dias e assim sucessivamente. Sabendo-se que a taxa cobrada pela loja é de 60 % ao ano capitalizada bimestralmente, calcular o valor de x.

Valeu gente muito obrigado, um abraço Marcelo.

No iBest, suas horas navegadas valem pontos que podem ser trocados por prêmios. Sem sorteio! Inscreva-se já! www.navegueeganhe.com.br