[obm-l] Re: [obm-l] CAMPEONATOS FUTEBOLÍSTICOS!

Ola Chicao e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Nao, nao acertou : respeitando-se as condicoes de simetria do problema, a
quantidade minima de pontos que um time deve fazer para ter certeza que
disputara o quadrangular final e 11. Note que este valor minimo e calculado
e valido ANTES DO INICIO DO OCTOGONAL, vale dizer, ele DEPENDE do andamento
do campeonato ...

E por esta ultima razao, inclusive, que os Grandes Matematicos da Midia
(GMM's) nao se arriscam em determinar tais numeros antes que o fim dos
campeonatos estejam proximos. A titulo de exemplificacao, se nas 3 primeiras
rodadas do octogonal que estamos considerando todas as partidas terminarem
empatadas, o numero 11 acima nao sera mais valido ...

Este numero, evidentemente, nao e magico. E para que nao ocorra perda de
Generalidade seja N o numero de clubes e P a quantidade deles que passarao a
proxima fase ( P < N ). Aqui vai um esboco de uma logica correta ( por
favor, preencha os detalhes ) :

1) Um clube garante a primeira colocacao se, e somente se, vencer todas as
partidas. Isto e obvio : pois se ele vencer todas as partidas qualquer outro
clube tera, ao menos, uma derrota e, consequentemente, menos pontos que ele.

2) Um clube GARANTE AO MENOS a segunda colocacao se, e somente se, tiver um
unico empate e vencer as demais partidas. Isto tambem e obvio. Seja "A" um
clube nestas condicoes. A existencia de "A" impede que algum outro clube
tenha vencido todas as partidas ( pois "A" nao perdeu partida alguma ! ) e,
na pior das hipoteses, um outro clube "B" empatou com "A" e tambem venceu
suas outras partidas. Por um criterio de desempate que nao nos interessa (
digamos, saldo de gols ) "B" terminou em primeiro e "A" em segundo, pois
todos os outros clubes tiveram ao menos 2 derrotas ( pois qualquer um deles
perdeu pra "A" e pra "B" ) e portanto ficaram abaixo de "A" na classificacao
final.

O raciocinio desenvolvido em 2) sugere que o valor numerico atribuido a um
empate e irrelevante e que a essencia do problema sao os aspectos logicos e
combinatorios. De fato : eu afirmo que

3) Um clube GARANTE AO MENOS a terceira colocacao se, e somente se, tiver
uma unica derrota e vencer as demais partidas. Isto e igualmente obvio ...
Seja "A" um clube nestas condicoes. Se algum outro clube venceu todas as
partidas, "A" sera segundo colocado, pois qualquer outro clube devera ter,
ao menos, duas derrotas. Se nenhum outro clube venceu todas as partidas
entao, na pior das hipotese, dois outros clubes, digamos "B" e "C" tambem
tiveram uma unica derrota e venceram as demais partidas, no formato : "A"
venceu "B", "B" venceu "C" e "C" venceu "A". Por um criterio de desempate
que nao nos interessa, "A" ficou em terceiro lugar, pois todos os demais
clubes tiveram ao menos 3 derrotas e portanto ficaram abaixo de "A" na
classificacao final.

Mais uma vez, dou enfase ao fato de que o valor numerico atribuido a uma
vitoria e irrelevante e que a questao sugere que a essencia do problema sao
os aspectos logicos e combinatorios. Note tambem que o "comprimento" do
campeonato nao esta sendo importante ...

Os itens 1), 2) e 3) delineam claramente o problema, isto e, seja E o numero
de empates e D o numero de derrotas : qual a colocacao minima que um clube
com tal desempenho pode aspirar ?

A resposta a esta questao nao pode ser apresentada aqui com todo rigor, por
diversas razoes : pela minha falta de tempo e pouca motivacao para
Matematica Aplicada, pela espaco que e curto e tambem porque existem
problemas mundialmente em aberto na area de logistica de esportes que
dependem da compreensao das tecnicas de abordagem que decorrem deste
resultado. Mas, para justificar o numero magico que introduzi no inicio,
digo que refletindo sobre a questao descobri o seguinte :

TEOREMA FUNDAMENTAL : "Se num campeonato simples um clube obtiver D derrotas
e E empates entao a QUANTIDADE MAXIMA de outros clubes que podem ter uma
pontuacao final igual ou superior a dele e 2D+E+1"

Este teorema fundamental se prova em dois passos : primeiro, num Lema e
usando grafos, mostramos que e possivel construir 2D+E+1 clubes com
pontuacao igual ou superior. A seguir, mostramos que a construcao exibida no
Lema e maxima.

De posse do TEOREMA FUNDAMENTAL ( e do seu reciproco ) e facil equacionar o
PROBLEMA GERAL dos campeonatos, pois a quantidade de pontos perdidos maxima
informa a quantidade minima de pontos que precisam ser ganhos para garantir
uma colocacao determinada.

1) Exemplo Geral
Maximize Pontos_Perdidos : 2D+E
Dado que :
2D + E + 1 <= P
D >= 0  e  E >= 0

O minimo de pontos sera entao : 2(N-1) - (2D+E)

2) Exemplo do problema proposto
Maximize Pontos_Perdidos : 2D+E
Dado que :
2D+E+1 <= 4
D >= 0  e  E >= 0

Os pares (D,E) que maximizam 2D+E  e simultaneamente respeitam as demais
desigualdades sao os pares (0,3) e (1,1). Logo : 2(8-1) - (2*1+1) = 11 ...
eis o numero magico !

Um campeonato e simples ou de 1-forma ( nomeclatura que eu inventei, nao e e
nao existe nomenclatura padrao ) se cada duas equipes dispurem uma unica
partida. Sera duplo ou de 2-forma se cada duas equipes disputarem exatamente
duas partidas e assim sucessivamente...

Usando o Teorema fundamental voce pode obter um resultado semelhante para
campeonatos duplos - tais como o campeonato brasileiro -, triplos etc. E
importante ressaltar que tais previsoes valem para ANTES DO INICIO DO
CAMPEONATO, vale dizer, conforme ja falei, estes numeros DEPENDEM do
andamento do campeonato.  Isto significa, entre outras coisas, que as
previsoes dos GMM's realmente só sao confiaveis proximo ao final do
campeonato. Por isso mesmo que eles nao se manifestam antes.

O raciocinio deles e primitivo : estando proximo do fim, facilmente
programa-se um computador para gerar todos os possiveis desdobramentos
futuros. A seguir, para cada desdobramento possivel gera-se uma
classificacao final. A seguir, fixam-se em uma posicao. Olhando todos as
classificacoes finais possiveis escolhe-se o maior numero na posicao fixada
: e esse numero que eles apresentam para os bobalhoes da Midia.

O NUMERO MINIMO em funcao da rodada pode valer para mais de uma rodada, ou
seja, o numero que calculamos ANTES DO INICIO DO CAMPEONATO pode valer,
digamos, para as duas primeiras ou tres primeiras rodadas : tupo depende dos
resultados ! Mas e certo que fixado uma configuracao qualquer, existe um
NUMERO MINIMO valido para aquela configuracao !

Uma questao interessante e a seguinte :

Por que vitoria vale 3 pontos, empate 1 ponto e derrota nao confere ponto ?
Qual a razao destes numeros ? Porque nao : vitoria vale 5 pontos, empate nao
confere pontos e derrota vale -2 pontos ?
Existe alguma caracteristica dos campeonatos para a qual a  pontuacao nao
seja arbitraria e possa ser escolhida para afetar esta caracteristica ? Como
?

Alguem consegue falar algo inteligente sobre isso ?

Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
2,1615,211105

> [...]
>

>The information mentioned in this message and in the archives attached
>are
>of restricted use, and its privacy is protected by law. If you are not
>the
>addressee, be aware that reading, disclosure or copy are forbidden.
>Please
>delete this information and notify the sender. Inappropriate use will
>be
>tracted according to company's rules and valid laws. Thank you for your
>cooperation.

>Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis.

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador