[obm-l] PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS!

Ok! Marcos! Tem toda razão quanto ao indevido subject do "uso inteligente da
calculadora", mas e a resolução, o que tem a ver com isto?. Outro dia,
enviei uma carta postal com selo pré-pago a um eminente matemático com
Doutorado na famosa Universidade de Upsala - Suécia. PASMEM! Ele retornou a
carta dizendo "Gostaria que me enviasse suas dúvidas via e-mail (em anexo),
pois facilita meu trabalho". Até aí, tudo bem, pois não só concordei com
ele, como também atendi prontamente seu pedido, apesar de nunca ter recebido
a resposta. Agora, o que eu nunca consegui entender foi o motivo dele não
ter aproveitado o incômodo de retornar a carta e anexado a resolução, a
exemplo de muitos phd's da estirpe do "gugu" (gente muito boa!) que tive a
satisfação de discutir outros bons problemas via carta manuscrita.
(CAMPEÃO!). Aproveitando a carona, gostaria de discutir o probleminha da tal
carta, devido ainda se encontrar em aberto...

Seja R o raio da esfera circunscrita a uma pirâmide quadrangular regular e r
o raio da esfera inscrita nesta pirâmide. Mostre que R/r > ou = 2^(1/2) + 1

Afinal! Por que quando multiplicamos na calculadora do feirante x.1/x não
obtemos um resultado igual a 1, mas uma fração como 0,99999999 ?

Abraços!

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador