Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)

Tem razão, agora estou convencido...

[]s,
Daniel

 '>'Usando o mesmo raciocinio que vc apresenta vc tb garante a vitoria com
6
 '>'
 '>'jogadas e raramente teria que lancar 10 moedas.  Ou ja teria ganho ou
ja
 '>'
 '>'teria perdido antes.  Isso faria, de novo usando a sua ideia, o numero
de
 '>'
 '>'resultados favoraveis tb menor.  Acho que a questao aqui e que a ordem
nao
 '>'
 '>'importa e na verdade nao importa se vc para ou nao depois que ja perdeu.
 '>' A
 '>'probabilidade de uma sequencia de 10 jogadas comecar com 5 caras e a
mesma,
 '>'
 '>'quer vc pare ou continue depois.   Suponha que todas as moedas sao sempre
 '>'
 '>'lancadas ao mesmo tempo.  Faz diferenca?  So pq vc parou de contar quando
 '>'
 '>'viu 5 caras nao mudou o numero de jogadas.
 '>'
 '>'>From: kleinad2@globo.com
 '>'>Esse é o raciocínio do gabarito, mas se eu estivesse jogando esse jogo
 '>'>tirasse 5 caras nas 5 primeiras jogadas, para que me importaria jogar
os
 '>'>outros 5 lançamentos se eu já perdi? Da mesma forma que, numa melhor
de
 '>'5,
 '>'>se eu estivesse perdendo de 3 a 0, para que jogaria as partidas restantes?
 '>'>E considerando que o jogo efetivamente seja interrompido se eu houver

 '>'>perdido
 '>'>(e considero essa interpretação válida pq o 'até' do enunciado é ambíguo),
 '>'>então o número de desfechos possíveis diminui, e a probabilidade aumenta.
 '>'
 '>'
 '>'Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 '>'http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html