Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)

On Mon, Nov 28, 2005 at 11:45:10AM -0200, kleinad2@globo.com wrote:
> Esse é o raciocínio do gabarito, mas se eu estivesse jogando esse jogo e
> tirasse 5 caras nas 5 primeiras jogadas, para que me importaria jogar os
> outros 5 lançamentos se eu já perdi? Da mesma forma que, numa melhor de 5,
> se eu estivesse perdendo de 3 a 0, para que jogaria as partidas restantes?
> E considerando que o jogo efetivamente seja interrompido se eu houver perdido
> (e considero essa interpretação válida pq o 'até' do enunciado é ambíguo),
> então o número de desfechos possíveis diminui, e a probabilidade aumenta.

Se você parar assim que saírem 5 caras, o número total de partidas
de fato diminui, mas isto não altera a probabilidade de ganhar.
Note que se a duração da partida for variável, algumas seqüências
ficam sendo mais prováveis do que outras. Por exemplo, tomando
C como cara e K como coroa, a seq CCCCC tem probabilidade 1/32
mas a seq KKKKKKKKKK tem probabilidade 1/1024.

Acho que o problema está ok, não há nenhuma ambiguidade relevante.

[]s, N.