Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)

On Sun, Nov 27, 2005 at 10:55:06PM -0200, kleinad2@globo.com wrote:
> Olá... olhando o gabarito da prova da UFRJ deste domingo, tive que discordar
> da resposta dada à última questão da prova de matemática. A questão é:
>
> "Em um jogo, cada partida consiste no lançamento de uma moeda honesta ATÉ
> dez vezes. Se o número de caras obtidas atingir o valor cinco, você perde;
> caso contrário, você ganha. Calcule a probabilidade de você ganhar uma partida
> desse jogo."

Não vi o gabarito, vou dar a minha solução para o problema.

O jogo fica um pouco mais simples (sem alterar o resultado) se sempre jogarmos
a moeda 10 vezes. Você ganha se a moeda cair cara menos de 5 vezes. Assim
a sua probabilidade de ganhar é

sum(binomial(10,k),k=0..4)/2^10 = 193/512 ~= 0.3769531250

É isso que o gabarito diz?

[]s, N.