Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)

 '>'> "Em um jogo, cada partida consiste no lançamento de uma moeda honesta
ATÉ
 '>'> dez vezes. Se o número de caras obtidas atingir o valor cinco, você
perde;
 '>'> caso contrário, você ganha. Calcule a probabilidade de você ganhar
uma
 '>'partida
 '>'> desse jogo."
 '>'
 '>'Não vi o gabarito, vou dar a minha solução para o problema.
 '>'
 '>'O jogo fica um pouco mais simples (sem alterar o resultado) se sempre
jogarmos
 '>'a moeda 10 vezes. Você ganha se a moeda cair cara menos de 5 vezes. Assim
 '>'a sua probabilidade de ganhar é
 '>'
 '>'sum(binomial(10,k),k=0..4)/2^10 = 193/512 ~= 0.3769531250
 '>'
 '>'É isso que o gabarito diz?

Esse é o raciocínio do gabarito, mas se eu estivesse jogando esse jogo e
tirasse 5 caras nas 5 primeiras jogadas, para que me importaria jogar os
outros 5 lançamentos se eu já perdi? Da mesma forma que, numa melhor de 5,
se eu estivesse perdendo de 3 a 0, para que jogaria as partidas restantes?
E considerando que o jogo efetivamente seja interrompido se eu houver perdido
(e considero essa interpretação válida pq o 'até' do enunciado é ambíguo),
então o número de desfechos possíveis diminui, e a probabilidade aumenta.

[]s,
Daniel