Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)

Caro Daniel,

Concordo plenamente com vc! Fiz a prova domingo e também discordo do
gabarito. O número de casos totais é menor que 2^10, pq se sairem 5 caras
antes dos 10 lançamentos o jogo acaba, excluindo alguns eventos. Eu fiz o
problema da seguinte forma:

Eventos favoraveis(K=coroa, C=cara):
6K 4C  -> C10,6
7K 3C  -> C10,7
8K 2C  -> C10,8        Total: 386
9K 1C  -> C10,9
10K 0C -> C10,10

Eventos desfavoraveis: Aqui devemos fixar uma cara na ultima posição, pois o
jogo termina em cara, caso contrario estaremos contando um mesmo evento mais
de uma vez

5C    -> C4,4
5C 1K -> C5,4
5C 2K -> C6,4        Total: 252
5C 3K -> C7,4
5C 4K -> C8,4
5C 5K -> C9,4

Casos totais: 638    Probabilidade de ganhar: 386/638

Me corrija se estiver errado em algum ponto. Tambem gostaria de saber a
opiniao de outros colegas da lista a respeito do assunto. Aquele "até"
provocou uma ambiguidade no problema...

[]s
Bernardo