Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)

Bom, eu vou aproveitar que você fez uma mensagem bem detalhada pra
mostrar o que muda: se você supuser que você para nos "eventos
desfavoráveis" você tem que considerar a probabilidade de eles
ocorrerem, que varia para cada um. O ponto do problema é esse (que o
Nicolau já assinalou): dependendo do número de vezes que você lança a
moeda, o resultado é diferente. Para se convencer, faça um exemplo com
apenas 3 moedas; você para assim que sair uma cara.
Parar na primeira = 1/2
Parar na segunda = (N~ao parar na primeira) * (Cara na segunda) = 1/4
Parar na terceira =  (N~ao parar na primeira nem na segunda) * (Cara
na segunda) = 1/8

Repare que isto dá o mesmo que calcular Prob(Sair uma ou mais cara em
3 lançamentos) porque, ao parar, você PODERIA continuar, o que n~ao
altera a probabilidade do evento (já que independentemente do que você
fizer, você vai estar no caso "saiu uma cara ou mais"). Esse é um bom
exemplo em que mudar completamente o espaço de "resultados possíveis"
simplifica bastante a resoluç~ao

Se você quiser agora fazer com 10 moedas e 5 caras, vai ser um pouco
mais complicado, mas no fim das constas dá no mesmo :)

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa