[obm-l] dúvida reincidente

  saudaões pro pessoal da lista.. to precisando da ajuda em um problema que
eu vi aqui e não consegui fazer uma solução satisfatória. eu entro só nos
fins de semanas na net e eu não vejo as msg diariamente, por isso
provavelmente essa questão jáfoi resolvida mas eu não a vi.  A questão era:
"Suprimindo um fos elementos do conjunto (1,2,....n) a média aritmética dos
elemntos restantes"

eu equacinonei o prolblema chamando de x o número suprimido e após fatorei a
média aritmética em tres PA e a´pós fatorar a expressão obtive:

  x=n^2 - 16n +16 - (n-1)(5n+1)/10   , daí como n e x são interios e como
5n=1 não pode ser múltiplo de 10 , logo somente (n-1) podeser mult. de 10..
dai jogando valores  para n eu obtive n=31 e x=19.   Mas eu achei a solução
mto grande e penso que deve existir métods mais rápidos.. eu observei que a
média diminui ao retirar um num. generica , esse resultado ocorre sempre?
tentei demosntar mas não consegui. seria possivel algume demonstrar pra
mim?era possível ver que o número de elemnto era 31 ao obeser que o
somatório da média  normal era (1+n)n/2?

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br