Re: [obm-l] Geometria Plana / Algebra

Só uma ajuda então (pro de geometria, o de álgebra, como você falou, é
pouco claro...)

Esse exercício mostra bem como é importante usar vários lados da
geometria juntos... a área do triângulo hachurado é
(base * altura) / 2
Pegue a base no lado do quadrado, que essa é fácil de calcular. Agora,
é achar a altura. Bom, aqui, você bota tudo "nos eixos", um dos jeitos
é você botar o ponto de contato como origem, daí uma reta é y = x
raiz(3) e a outra y = a/2 - x/2 (pra achar o a/2 e o x/2, basta você
ver quanto vale "em cima da origem" (0,a/2) e depois num outro ponto
qualquer - como (a,0) ou (-a,a) - pra achar o 1/2 * x). Você quer
achar a altura, que é medida pelo x : substitua e seja feliz.

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa