Re: Mais Problemas

> Este problema deve ser de alguma olimpíada regional. É o mesmo que o único
> problema que caiu em todos os níveis na segunda fase da OBM-98, com a
> diferença que, neste último, era 20 ao invés de 300, e eram balas ao invés
> de bolas de gude (estes caras me matam!)
>
> Tipo, a estratégia vencedora (geral) é deixar o adversário com
> 2^k - 1 bolas de gude (para qualquer k natural). Este removerá de 1 a
> 2^(k-1) - 1 bolas, deixando
> na caixa um número de bolas que fica entre 2^(k-1) e 2^k - 2.
> O primeiro jogador poderá sempre remover algumas bolas de modo a deixar o
> [...]

Muito bem pensado pelo colega Lucas, não tinha me tocado do detalhe
embora soubesse que a resposta era deixar o adversário primeiro com 15,
depois com 7, aí com 3 e assim por diante. O Duda é grande pessoa, pena
que não está neste momento senão eu trataria de me encontrar com ele,
mas já que o Lucas tá por aí vou tratar de estabelecer contato.
Como será o problema com 3 pessoas jogando?

Bons pensamentos e um grande abraço,

Benjamin Hinrichs