Re: Problema simples, mas que me deixa doido

The Buddha's Sun wrote:

> Considere uma tabela quadrada 3 por 3 (9 casas). Desejamos preencher estas
> casas com elementos do conjunto S = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, colocando
> um elemento em cada casa e de modo a satisfazer a seguinte condição: a soma
> dos números das sub-tabelas 2 x 2 deve ser sempre a mesma.
>
> Prove que não é possível fazer esta distribuição.

    Não era à toa que vc não conseguia provar isso, pois está errado :)

    Contra-exemplos:
Ex 1:
1   5   6
8   0   3
2   4   7

Cada quadrado = 14
Desse quadrado eu consegui tirar outro:

Ex 2:
0   4   5
7   8   2
1   3   6

Cada quadrado = 19

Ainda podem haver outros, aí alguém teria que fazer um estudo mais detalhado...

Abraços,
Flávio ( Perdi um monte de tempo tentando provar que era impossível também 8-P
)