Re: Aprendendo mat. sem perder o resto

Ola Gustavo e
Colegas da Lista,

Saudações a todos !

A sua preocupaçao é procedente... dar exclusividade a uma( algumas )
matéria(s), negligenciando as outras, pode ser a causa de um fracasso
futuro. Evidentemente que o tempo e a atenção dispensada a cada Matéria deve
ser proporcional ao peso que ela tenha no vestibular que voce vai prestar.

Todavia, me parece ser dificil ( talvez impossível ) esclarecer com rigor o
conceito de aprofundamento e tabelar tecnicar uniformes de exercitá-lo ...

Talvez a profundidade tenha duas dimensoes ou aspectos :

1)Profundo e aquele que com poucos recursos ou conhecimentos obtem grandes
resultados. ( talvez esse seja o genial )
2)Profundo e aquele que sabe detalhes que poucos sabem e que portanto pode
resolver com maior prontidao as questoes justamente por ter estes
conhecimentos pouco divulgados ( talvez esse seja o erudito )

O aprofundamento 1) voce obtem fazendo muitos exercicios nao triviais e e
fruto sobretudo de uma vivencia mental e interna dos conceitos basicos que
voce aprendeu. O aprofundamento 2) voce obtem fazendo pesquisas e leituras
adicionais.

Alguem ja disse que o "Conhecimento" e uma sintese harmoniosa destas coisas
... Qualquer delas isolada e apenas "Informação"...

Entao, divida o tempo proporcionalmente ao peso das materias; enumere os
itens a ser estudado em cada uma e APROFUNDE os seus conhecimentos nas que
voce precisar.

Um abraco pra voce,
Boa Sorte !

Paulo Santa Rita