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Re: Aprendendo mat. sem perder o resto



Ola Marcelo e
colegas da Lista,

Só uma observação : em nenhum momento na minha mensagem eu DEFINI genial e 
erudito. Me parece que a mensagem, ao usar "talvez esse seja o genial", 
"talvez esse seja o erudito", esta apenas sugerindo e, nao, definindo.

Por outro lado, admita que sejam definicoes : é possivel ter "ponto de 
vista" sobre elas ? me parece que diante de uma definicao, nos a ACEITAMOS, 
nao a INTERPRETAMOS, logo, sobre ela, nao podemos ter ponto de vista.

É verdade, todavia, que eu conheco muito pouco de Matematica e Ciencias 
Afins, de forma que sua brilhante intervenção enriqueceu estes meus poucos 
conhecimentos e de muitos outros ... Queria apenas prestar minha 
solidariedade com o colega, que vive uma circunstancia que eu tambem ja 
vivi. Penso que minha mensagem foi clara, neste sentido.

Me parece, outrossim, que uma correção subjetiva deveria ser endereçada ao 
sujeito, não ao publico.

Independente de tudo isso, agradeço os esclarecimentos e retificações que o 
colega fez e os acrescentarei aos meus (poucos) conhecimentos. Obrigado.

Um abraço
Paulo Santa Rita
7,2213,05052001

>From: "Marcelo Souza" <marcelo_souza7@hotmail.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Aprendendo mat. sem perder o resto
>Date: Sat, 05 May 2001 23:50:51 -0000
>
>Olá,
>Desculpe mas discordo do seu ponto de vista em relação a sua definição
>erudito e genial. Com poucos conhecimentos conseguir levar a grandes
>resultados confere capacidade de criatividade, mas isso é momentâneo.
>O que conhece mais sempre leva vantagem em relação ao que conhece menos,
>isso sem dúvida é verdadeiro. A capacidade de resolver coisas aplicando
>pouco conhecimento, digamos assim, é algo sutil, é algo da própria idéia 
>que
>se tem de um problema na hora de resolvê-lo. Esses que muito conhecimento
>tem provavelmente já fizeram várias soluções que necessitavam de pouco
>conhecimento (mas nem sempre os de pouco conhecimento resolvem todos os
>prolemas que os de muito conhecimento resolvem). Depende do ângulo
>focalizado pelo leitor do prolema: isso confere genialidade! Não o simples
>aspecto de resolver coisas utilizando pouco conhecimento, até pq existem
>coisas que talvez o pouco conhecimento não possa resolver, isso nos leva a
>pensar que o que mais conhecimento tem leva vantagem.
>Bom, Gustavo, o meu recado é esse:
>Saia em as matérias fundamentais em matemática, pois por elas as vezes
>podemos resolver problemas mais complexos. Qto a separação de matérias,
>estude todas, monte um horário, tente se organizar, como sua prioridade é
>matemática, penetre mais profundamente no assunto, separe tempos iguais 
>para
>o esrtudo das materias, mas descole um tempo extra para estudar sempre um
>pouco a mais em matemática.
>essa é minha dica
>araços
>Marcelo
>>From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
>>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>Subject: Re: Aprendendo mat. sem perder o resto
>>Date: Sat, 05 May 2001 22:59:45
>>
>>Ola Gustavo e
>>Colegas da Lista,
>>
>>Saudações a todos !
>>
>>A sua preocupaçao é procedente... dar exclusividade a uma( algumas )
>>matéria(s), negligenciando as outras, pode ser a causa de um fracasso
>>futuro. Evidentemente que o tempo e a atenção dispensada a cada Matéria
>>deve
>>ser proporcional ao peso que ela tenha no vestibular que voce vai prestar.
>>
>>Todavia, me parece ser dificil ( talvez impossível ) esclarecer com rigor 
>>o
>>conceito de aprofundamento e tabelar tecnicar uniformes de exercitá-lo ...
>>
>>Talvez a profundidade tenha duas dimensoes ou aspectos :
>>
>>1)Profundo e aquele que com poucos recursos ou conhecimentos obtem grandes
>>resultados. ( talvez esse seja o genial )
>>2)Profundo e aquele que sabe detalhes que poucos sabem e que portanto pode
>>resolver com maior prontidao as questoes justamente por ter estes
>>conhecimentos pouco divulgados ( talvez esse seja o erudito )
>>
>>O aprofundamento 1) voce obtem fazendo muitos exercicios nao triviais e e
>>fruto sobretudo de uma vivencia mental e interna dos conceitos basicos que
>>voce aprendeu. O aprofundamento 2) voce obtem fazendo pesquisas e leituras
>>adicionais.
>>
>>Alguem ja disse que o "Conhecimento" e uma sintese harmoniosa destas 
>>coisas
>>... Qualquer delas isolada e apenas "Informação"...
>>
>>Entao, divida o tempo proporcionalmente ao peso das materias; enumere os
>>itens a ser estudado em cada uma e APROFUNDE os seus conhecimentos nas que
>>voce precisar.
>>
>>Um abraco pra voce,
>>Boa Sorte !
>>
>>Paulo Santa Rita
>>7,2000,05052001
>>
>>
>>
>>>Gustavo Martins gravada:
>>>
>>>Colegas: Estou no 3º ano do Ens. Médio e percebi que se eu desejo
>>>aprender *bem* a Matemática e outras matérias exatas, tenho que ter
>>>dedicação quase exclusiva, ficando com pouquíssimo tempo para estudar
>>>os "outros" assuntos (biologia, geografia, etc). Porém, se eu tiver
>>>que fazer isso, posso me dar mal. Creio que alguns já passaram por
>>>esse problema e podem me dar algum tipo de sugestão para que eu possa
>>>aprender bem as matérias exatas e sobrar algum tempo para as outras.
>>>Qualquer ajuda serve. Atenciosamente,Gustavo
>>
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