Re: quadrado mágico

Se você identificar lados opostos do quadrado para formar um toro
(superfície de um biscoito de praia), fica mais fácil explicar
a construção. Escolha quatro inteiros (a,b,c,d) tais que
a, b, a+b, a-b, c, d, c+d, c-d e ad - bc sejam todos primos com n.
sejam todos primos com n. Para n = 5, você pode escolher
a = 1, b = 2, c = 2, d = 1.
Depois escolha um ponto qualquer para começar e escreva ali o número 1.
Depois ande a para a direita e b para baixo e escreva o número 2.
Ande novamente a para a direita e b para baixo e escreva o número 3.
Repita o processo até escrever n.
Se continuássemos pela mesma regra voltaríamos ao quadrado já preenchido
com o 1, então para encontrar o quadrado onde escrever n+1
andamos c para a direita e d para baixo a partir do 1.
Acho que um exemplo agora deixará tudo claro:

01 24 17 15 08

20 13 06 04 22

09 02 25 18 11

23 16 14 07 05