Assuntos que caem nas olimpíadas

Caros companheiros da lista,

tenho acompanhado essa nova fase da OBM e realmente houve um grande desenvolvimento
principalmente com relação a revista EUREKA!.

Por outro lado, vocês não acham que os conteúdos cobrados nas provas (principalmente
na 1a e 2a fase) atrapalham o desenvolvimento da olimpíada?

As questões cobradas são de bom nível e muitas vezes elegantes mas, acredito
que a presença de questões mais próximas da realidade da sala de aula atrairia
muito mais a participação de professores e estudantes. Conteúdos específicos
de polinômios, complexos, espacial, analítica, combinatória,... facilitariam
a participação de todos. O que acham?

Nada contra as questões de raciocínio, mas procedendo assim, a olimpíada
provocaria o estudo desses assuntos por parte de professores e alunos, influenciando
positivamente na formação dos mesmos.

Que eu saiba, existem olimpíadas que trabalham desse modo, como a estadual
de SP e a olimpíada norte americana.

O que vocês acham?

http://www.zipmail.com.br O e-mail que vai aonde você está.