Re: [obm-l] P e NP

 --- Carlos Maçaranduba <soh_lamento@yahoo.com.br>
escreveu: > Deixa eu ver se entendi bem.Os problemas P
são
> resolvidos em tempo aceitavel(porque é da ordem de
> um
> polinomio)e fornece a resposta procurada com
> exatidao
> , por isso são deterministicos.Os NP são de ordem
> exponencial e os computadores atuais levariam muito
> tempo para achar a resposta e o que se faz é o uso
> de
> técnicas probabilisticas(portanto nao
> deterministicas)
> em tempo polinomial para se achar a resposta.Um
> problema  x NP completo ,é o representante de uma
> classe  de problemas que pódem ser reduzidos a x e
> [...]
Bom, coincidentemente estou estudando Grafos e Teoria
da Complexidade na faculdade...é o seguinte:
P é o conjunto dos problemas polinomiais, que são
resolvidos, para um número grande de elementos, em
tempo aceitável; NP é o conjunto de problemas
exponenciais, que, para grandes números de elemento,
não podem ser resolvidos em tempo aceitável por
computadores atuais - porém, a VERIFICAÇÂO de uma
resposta pode ser feita em tempo polinomial (não é
possível achar uma resposta em tempo polinomial, mas,
com uma resposta em mãos, verificar se ela é
verdadeira ou não requer um algoritmo apenas
polinomial). NP-Completos são problemas NP para os
quais não existem algoritmos polinomiais mas também
não há prova de que necessitem de algoritmos
exponenciais - ou seja, eles são problemas NP sem
solução atual porém sem prova de que não são
solucionáveis em tempo polinomial. Uma característica
interessante é que todos os problemas da classe
NP-Completo podem ser reduzidos a algum outro da mesma
classe e ao problema de Satisfabilidade de circuitos
(que é polinomial) e, portanto, a descoberta da
solução polinomial de um problema NP-Completo acarreta
na solução de todos os outros da classe. Essa
propriedade e as reduções de alguns algoritmos da
classe foram mostradar por Cook em um único artigo
(data e primeiro nome do sujeito me fogem agora...)

Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.
http://br.geocities.yahoo.com/