Re: [obm-l] A LINGUAGEM DA CIÊNCIA!

    Prezado Bernardo

--- Bernardo Freitas Paulo da Costa
<bernardofpc@gmail.com> escreveu:

> Momento Angular (algo como a medida de "quanto um
> corpo esta > rodando");

 Correto.

> Esse é um pouco off-topic, mas eu acho que os
> conceitos de Momento
> Angular são muito mal ensinados no Brasil, inclusive
> em faculdades;

  Eh verdade. Mesmo o Momento Linear, com raras
execoes onde tembem se ensina o angular,nem eh
estudado.

> parece-me que falta uma boa quantidade de exemplos
> vivos (como este do
> ioiô, ou aquele da corrida dos objetos rolantes:
> cone, cilindro
> equilateros e esfera de mesmo raio) e também um
> pouco de matematica
> (tudo de vetores, visto como tem que ser, e também a
> idéia de projeção
> do Momento Angular, que se comporta como uma
> projeção 2d em um
> sentido, mas se você sabe o que esta calculando, da
> pra ser vista como
> uma projeção 1d (que é bem mais facil) o que leva a
> [...]

  Tambem eh interessante em 3d, como no efeito
giroscopico (piao rodando com eixo inclinado).

> E ainda falta a idéia de que o momento
> angular REALMENTE  mede esta inércia... que muito
poucas vezes é mencionado.

   A rigor a inercia de rotacao eh propriedade do
corpo (ou sistema) e eh definida pelo momento de
inercia.  O momento angular depende desse e da
velocodade angular.

   []s

  Wilner

Promoção Yahoo! Acesso Grátis: a cada hora navegada você acumula cupons e concorre a mais de 500 prêmios! Participe! http://yahoo.fbiz.com.br/