Re: [obm-l] Dois Problemas Russos

Ola Eduardo !

O Polinomio P(X) e fixo. Claramente que voce pode supor que o grau dele e,
digamos, M. O grau e fundamental na solucao. Sobre a outra pergunta, aqui
vai um exemplo :

Suponhamos que P(12)=1200789. Entao : A12 = 1+2+0+0+7+8+9 = 27.

O indice n de An indica apenas a posicao na sequencia, vale dizer, nao
guarda relacao com o grau do polinomio.

Apesar de ser uma questao simples e digno de nota que na epoca em que foi
proposta as criancas da Russia apenas um estudante acertou completamente a
questao : Ciprian Manolescu. Ele participou de 3 Olimpiadas Internacionais
de Matematica, tirando 3 ouros, sempre com escore maximo de 42 pontos. Fez
Doutorado em Harvard e atualmente faz estagio de pos-doc em Princeton. Ele e
Cinefilo, na Musica e apaixonado por Beethoven e Adora ( estuda diariamente
) Filosofia.

Nao me lembro desta questao de poligonais. Voce pode me enviar novamente,
por favor ?

Um Abracao
Paulo Santa Rita
3,1305,111005

>From: Eduardo Wilner <eduardowilner@yahoo.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Dois Problemas Russos
>Date: Tue, 11 Oct 2005 12:35:16 -0300 (ART)
>

>   Ola Paulo
>
>   Curiosidade: o meu yahoo eh super relativistico?!
>tua mensagem chegou com data: Tue, 11 Oct 2005
>14:07:45?!    e agora, "hora Brasilia" eu tenho 12:08.
>
>   Vamos aos russos.
>   O primeiro Problema eh tao generico assim? Digo, nao
>depende do grau do polinomio ou o n, no indice de An,
>eh o grau? O que significa a "Soma dos digitos de
> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br