Re: [obm-l] A LINGUAGEM DA CIÊNCIA!

A questão do ioiô é uma aplicação do Principio da Conservação do
Momento Angular (algo como a medida de "quanto um corpo esta
rodando"); o ioiô esta rodando no plano OXZ (por exemplo). Pense no
instante em que ele atinge o ponto mais baixo da trajetoria: ele
estara ainda "rodando num sentido" o que é traduzido por um momento
angular positivo (SPG) na direção do eixo Y (bote a origem no centro
do ioiô). Agora, note que o fio cai verticalmente sobre o ioiô, logo o
momento que esta força cria neste ponto é nulo, e portanto o ioiô
continua a rodar no mesmo sentido. Dai, ele passa a ENROLAR-SE no
sentido oposto, o que pode dar a impressão de que ele mudou o sentido
da rotação.

Esse é um pouco off-topic, mas eu acho que os conceitos de Momento
Angular são muito mal ensinados no Brasil, inclusive em faculdades;
parece-me que falta uma boa quantidade de exemplos vivos (como este do
ioiô, ou aquele da corrida dos objetos rolantes: cone, cilindro
equilateros e esfera de mesmo raio) e também um pouco de matematica
(tudo de vetores, visto como tem que ser, e também a idéia de projeção
do Momento Angular, que se comporta como uma projeção 2d em um
sentido, mas se você sabe o que esta calculando, da pra ser vista como
uma projeção 1d (que é bem mais facil) o que leva a soluções mais
elegantes. E ainda falta a idéia de que o momento angular REALMENTE
mede esta inércia... que muito poucas vezes é mencionado.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa