[obm-l] duvidas - recorrencia e somatorio

Tenho algumas duvidas e gostaria que voces da lista me ajudassem.

1) quando eu tenho em uma equação característica de
uma recorrência, do tipo a_(n)*t^n +
a_(n-1)*t^(n-1)+...+ a_0=0 e encontro dois (ou
mais)resultados iguais para t, o que eu faço? E quando
uma das soluções em t é 1?

2) como eu resolvo Soma(1, infinito)(1/i^2) sem
recorrer a cálculo? Onde eu peguei dizia que era
possível usando apenas propriedades de somatório. (na
verdade, pedia para provar que a soma é (pi^2)/6 )

essas perguntas tambem ja foram enviadas a esta lista por um amigo meu
e infelizmente nao foram respondidas.

muito obrigado.
(desculpem caso esse e-mail tenha sido enviado 2 vezes, tive um
pequeno problema na hora de enviar)