[obm-l] Re:[obm-l] + DIVERSÃO PROBABILÍSTICA!

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Fri, 18 Nov 2005 12:09:32 +0000
Assunto: [obm-l] + DIVERSÃO PROBABILÍSTICA!

> Ao guardar casualmente meus quatro únicos CD'S em cada caixa, qual a
> probabilidade de acertar exatamente três CD'S nas caixas corretas?

Zero.

> Jogando 24 vezes sucessivas um par de dados não-viciados, é mais vantajoso
> apostarmos que não ocorre um par de 6 ou que ocorre pelo menos um par de 6?

P(nao ocorre) = (35/36)^24 ~ 0,5086 ==> é melhor apostar na não-ocorrência.

> Afinal! Por que num jogo de par ou ímpar os dois jogadores têm a mesma
> chance de vencer se os resultados de dois números pares ou ímpares dá par?

Mas dois números de paridades distintas dá Ímpar.
Existem 36 pares de resultados possíveis (x,y) com 0 <= x,y <= 5.
Ímpar vence em 18 deles.
Naturalmente, pode ser que, para um dado jogador, os seis resultados possíveis (0 a 5 dedos) não sejam equiprováveis. Isso pode fazer com que Prob(Par) <> Prob(Ímpar).

> A propósito! Como justificar se uma moeda é viciada ou não pelo simples fato
> de sairem 12 caras consecutivas em 12 lançamentos de uma moeda. (Essa é
> boa!)

Eu não manjo nada de estatística, mas acho que nem toda a matemática do mundo seria suficiente pra convencer um leigo de que a moeda é honesta se saíssem 12 caras consecutivas...

[]s,
Claudio.