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[SPAM] Re: [obm-l] combinatoria dificil



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É verdade...viajei!!! Voltemos à prancheta!!! abçs


--- Rafael Cano <rafaelcano@xxxxxxxxxxxxx> escreveu:

> Olá Antonio.
> Acho que você contou duas vezes cada horário
> possível.
> Da maneira que você fez você já tinha considerado a
> ordem das aulas em cada 
> dia. A árvore de possibilidades já considera todas
> as formas de se preencher 
> a primeira aula de cada dia. Por exemplo: suponha
> que a primeira aula de 
> cada dia é MAT, FIS, QUI, nessa ordem, e que a
> segunda aula de cada dia  é 
> FIS, QUI, MAT. Mas o ramo da árvore que começa com
> FIS também considera que 
> é possível formar um horário em que a primeira aula
> de cada dia é FIS, QUI, 
> MAT, e a segunda aula de cada dia é MAT, FIS, QUI,
> ou seja, exatamente o 
> horário anterior, mas com a ordem das matérias
> invertidas.
> Abraços
> 
> ----- Original Message ----- 
> From: "Antonio Giansante" <profcabi@xxxxxxxxxxxx>
> To: <obm-l@xxxxxxxxxxxxxx>
> Sent: Wednesday, March 19, 2008 5:27 PM
> Subject: Re: [obm-l] combinatoria dificil
> 
> 
> > Desculpem..depois que eu percebi: eu falei que foi
> > pego a 1a opção, porém a ordem MAT  QUI  FIS é a
> 5a
> > opção.
> > --- Antonio Giansante <profcabi@xxxxxxxxxxxx>
> > escreveu:
> >
> >> Olá. Sempre que eu tenho dificuldades em resolver
> um
> >> problema de combinatória eu "apelo" para a árvore
> de
> >> possibilidades. Ficou assim(Obs: O "tanso" aqui
> fez
> >> como MAT, FIS e QUI, ao invés das disciplinas do
> >> enunciado, mas dá na mesma, ok? Desculpe pela
> >> viajada):
> >>
> >>      segunda          quarta          sexta
> >>
> >>                                       QUI
> >>                       FIS             FIS
> >>                                       MAT
> >>
> >>                                       QUI
> >>       MAT             QUI             FIS
> >>                                       MAT
> >>
> >>                                       QUI
> >>                       MAT             FIS
> >>
> >> Dessa forma, se a 1a aula do 1o dia for FIS, tb
> >> teremos oito opçoes, e o mesmo para QUI,
> perfazendo
> >> um
> >> total de 24 possibilidades. Vamos analisar agora
> o
> >> que
> >> acontece com uma dessas escolhas. Supondo que
> >> tenhamos
> >> escolhido a primeira opção da árvore para as
> >> primeiras
> >> aulas:
> >>         MAT   QUI   FIS
> >>
> >> Então, na segunda aula, só poderemos ter as
> opções
> >>
> >>         FIS   MAT   QUI  ou QUI   FIS   MAT.
> >> Observe que outras ordens destes não são
> possíveis
> >> devido à condição de nõ poder ser matérias iguais
> no
> >> mesmo dia. Sendo assim, temos duas opções de
> >> preenchimento das aulas da semana para cada opção
> da
> >> árvore. Como são 24 opções iniciais, dá um total
> de:
> >> 24x2=48.
> >> Entretanto, nós ainda não consideremaos o fato de
> >> que
> >> a ordem das duas aulas podem ser trocadas no dia.
> >> Assim, se começarmos a preencher as opções da
> >> segunda
> >> aula primeiro, teremos mais 48 possibildades, o
> que
> >> dá
> >> um total de 96 possibilidades de horário.....Ou
> não,
> >> como diria Caetano! (posso ter errado também,
> >> ehehe).
> >> Espero ter ajudado. ABÇS
> 
> >> >   2008/3/13 Thelio Gama <teliogama@xxxxxxxxx>:
> >> >
> >> >     É pessoal...
> >> >
> >> >     Achei muito difícil esta questão. Agradeço
> se
> >> > alguém puder explicá-la.
> >> >
> >> >     Thelio
> >> >
> >> >     uma turma tem aulas às 2ª, 4ª e 6ª feiras,
> de
> >> > 8-9 horas e de 11-12 horas. As matérias são
> >> > portugues, matemática e ingles, cada uma com
> duas
> >> > aulas semanais, em dias diferentes. De quantos
> >> modos
> >> > pode ser feito o horário dessa turma?
> >> >     a)96  ; b) 144   ; c)192   ; d) 6!    ; e)
> 120
> >> >
> >> >
> >>
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> >>       Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem
> >> limite de espaço para armazenamento!
> >> http://br.mail.yahoo.com/
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> >> Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> >> usar a lista em
> >> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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> limite de espaço para 
> > armazenamento!
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> usar a lista em
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> usar a lista em
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