Re: [obm-l] módulo

Ola Antonio e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Nao incorri em erro algum.

Qualquer pessoa que tenha um minimo de conhecimento nao superficial de
Matematica vai atestar que a demonstracao que eu fiz esta correta. O
que acho realmente incrivel e que voce nao tenha percebido isso ...
Alias, esta questao e tao trivial que nao merece ser proposta aqui,
uma lista de discussao de PROBLEMAS DE MATEMATICA OLIMPICA.

Queremos provar que "a = b" sob a hipotese de que para todo real "r"
positivo o modulo da diferenca entre "a" e "b" e menor que "r". Vamos
portanto supor o contrario e mostrar que isso leva a um absurdo.
Alias, esta tecnica e muito comum em Matematica, conhecida por
"REDUCAO AO ABSURDO".

Suponha que "a" e diferente de "b", isto e, a # b. Admitindo isso,
necessariamente, teremos que s = | a - b | e um real positivo.
Tomaremos ele como o "r", vale dizer, faremos r=s. Neste caso,
teriamos :

| a - b | < r  => | a- b | < | a - b |  ... ABSURDO !

Assim, nao pode ser a # b, ou seja, a = b, como queriamos demonstrar.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
4,0738,1A0308